XI ENCONTRO CIENTÍFICO DO CURSO DE DIREITO

Descrição do Evento:

Com imensa satisfação convocamos os acadêmicos, professores e membros da comunidade externa para submissão de trabalhos no XI Encontro Científico.

O evento será realizado no dia 27 e 28 de setembro de 2018 no campus da UEMS – Naviraí/MS.

O evento mantém a nova formatação que contará com a publicação em anais do evento com ISSN (International Standard Serial Number) pelo quarto ano consecutivo. Os Anais do Encontro Científico são uma publicação anual do Curso de Graduação de Direito da unidade universitária de Naviraí e da comunidade externa. Publica os trabalhos apresentados no referido Encontro Científico, que constituem versões do estado atual da pesquisa desenvolvida por graduandos no curso de Direito da UEMS e em outros cursos de outras universidades do país.

Ao submeter um artigo ou resumo, o(s) autor(es) concorda(m) que seu copyright seja transferido ao IX Encontro Científico do Curso de Direito da Unidade Universitária de Naviraí, caso aceito para publicação.

Podem se inscrever acadêmicos de graduação, alunos de pós-graduação, docentes e profissionais, que apresentarão os trabalhos na forma de resumo expandido ou artigo.

Serão aceitos até 2 trabalhos por autor ou coautor. Não é permitido acrescentar novos autores após a submissão do artigo, somente excluir ou alterar a ordem dos mesmos. Não obstante, não se submete a qualquer limite os professores orientadores que figure como coautor dos trabalhos.


Regras de Submissão:

1. DATA DE ENVIO DE TRABALHOS

O envio dos trabalhos deve ser realizado até o dia 31 de agosto de 2018.

 

1.1 ENVIO DE TRABALHOS

Para enviar seu(s) trabalho(s) para avaliação da comissão científica, o autor e coautor, se houver, deverão ter feito a inscrição no Congresso ou efetuar a inscrição para participação na secretaria acadêmica mediante o pagamento de taxa no valor de R$ 65,00.

O resumo expandido e o artigo, conforme a opção do(s) autor(es), deve ser inserido na plataforma AVA do site do curso <http://ava.consensusjuridico.com.br/>. Para tanto, o autor deve fazer o cadastro na plataforma, inserir o resumo ou artigo no seu perfil e posteriormente submete-lo para avaliação no XI Encontro Científico do Curso de Direito.

Os trabalhos submetidos deverão atender às normas solicitadas. Caso não seja aprovado diretamente, o consultor pode devolver o trabalho uma vez para que o autor realize as correções. O reenvio do trabalho corrigido não implica em aprovação sem nova análise pelo consultor.

O XI Encontro Científico aceitará artigos e resumos originais, escritos em português, de natureza científica sobre assuntos relacionados ao Direito e demais áreas que se relacionem com a atividade jurídica. Os consultores se reservam no direito de avaliar se os assuntos estão de acordo com o perfil do evento.

Os trabalhos aprovados serão publicados em edital na unidade até 21 de setembro de 2018, com a data e sequência de apresentação.

 

1.2 SERÃO AVALIADOS PELO CONSULTOR

  1. Capacidade de problematização do autor frente ao tema escolhido;
  2. Se o título do artigo corresponde ao conteúdo desenvolvido;
  3. Se a introdução apresenta o problema e temas centrais, bem como os objetivos da pesquisa;
  4. Se o referencial teórico pesquisado está adequado para a resposta ao problema da pesquisa;
  5. Se as referências são atualizadas e abarcam a literatura relevante sobre o tema;
  6. Se a estrutura e a linguagem do artigo são claras e aptas para o alcance dos objetivos da pesquisa;
  7. Se a conclusão apresenta resposta ao problema da pesquisa;
  8. Se o artigo e/ou resumo expandido atende às normas solicitadas pelo Edital do evento. Em caso de omissão deste, o autor deve seguir as normas da ABNT subsidiariamente.

 

2. NORMAS – RESUMO EXPANDIDO

2.1 Os resumos expandidos deverão conter no mínimo duas (2) e no máximo 5 (cinco) páginas.

2.2 O texto deverá constar de:

Título: centralizado, negrito e em caixa alta;

Introdução (um espaço abaixo das palavras-chave);

Desenvolvimento (um espaço abaixo da introdução);

Considerações Finais (um espaço abaixo das Desenvolvimento) e

Referências bibliográficas (um espaço abaixo das considerações finais), podendo ter subdivisões, a critério do(s) autor (es).

2.3 Formatação: tamanho A4; margens esquerda e superior 3 cm; direita e inferior 2 cm. Fonte: Times New Roman, tamanho 12, com alinhamento justificado. Espaçamento entrelinhas: 1,5.

2.4 A dois espaços simples do título, alinhado à direita, em itálico, incluir o nome completo do(s) autor(es). em fonte Times New Roman, tamanho 12, alinhados à direita, caixa alta e baixa. Em notas de rodapé, tamanho de fonte Times New Roman 10, alinhamento justificado, indicadas por algarismos arábicos sobrescritos ao(s) nome(s) do(s) autor(es), deverão constar a afiliação do(s) autor(es), dados sobre sua formação/titulação e demais informações profissionais ou institucionais, não ultrapassando 3 linhas. Ex.: Acadêmico do 1º ano da UEMS, jornalista, email;

2.5 Títulos de seção e subseções: tamanho 12, negrito, em caixa alta e baixa.

2.6 Se necessário, no decorrer do texto, os destaques ou grifos devem ser dados em negrito. O itálico deve ser reservado para a grafia de palavras estrangeiras ou neologismos.

2.7 A sigla deve ser apresentada primeiramente por extenso, seguida da sigla propriamente dita entre parênteses. Ex.: Organização das Nações Unidas (ONU);

2.8 As referências e citações no corpo do trabalho devem ser apresentadas entre parênteses, feitas por intermédio do sobrenome do autor em caixa alta, ano de publicação da obra/trabalho e página, v.g. (WAMBIER, 2012, p. 37). Caso o autor tenha sido mencionado em meio ao texto do parágrafo, colocar entre parênteses apenas o ano e a página, v.g. Wambier (2012, p. 37). As citações longas (com mais de 3 linhas) devem ter recuo de quatro (04) cm da margem esquerda; espaço entrelinhas simples e tamanho da fonte 10;

2.9 A identificação de gráfico, figura, quadro, tabela, fotografia, mapa, desenho, fluxograma, organograma etc. é indicada na parte inferior da ilustração, com título específico, seguido de seu número (algarismo arábico) na ordem de ocorrência no texto. Deve-se mencionar a fonte e/ou a legenda explicativa. A ilustração deve ser inserida o mais próximo possível do texto a que se refere, centralizada ao tamanho do papel. Ver a norma ABNT NBR 14.724 – 2005.

2.10 Referências bibliográficas: As referências são listas no final do trabalho, alinhadas somente à margem esquerda do texto, em ordem alfabética, e de forma a se identificar individualmente cada documento, em espaço simples e separadas entre si por espaço duplo. O destaque aos títulos deve ser dado em negrito. Os nomes dos autores devem ser abreviados. Para a elaboração das referências de cada documento ou publicação citados, aplicam-se as normatizações constantes na ABNT/NBR 6023, de agosto de 2002.

Ex.:

GONÇALVES, C. R. Direito Civil Brasileiro. 13. ed. São Paulo: Saraiva, 2015.

SANTOS, D. R.  A preocupação do poder disciplinar do Estado. JurisWay. Disponível em: < http://www.jurisway.org.br/v2/dhall.asp?id_dh=14924>. Acesso em: 20 jun. 2015.

BRASIL. Código Civil. Vade Mecum Saraiva. São Paulo: Saraiva, 2015.

 

3. NORMAS –ARTIGOS

3.1 Os artigos deverão conter no mínimo seis (6) e no máximo 15 (quinze) páginas, apresentados como arquivos do Word, formato doc. ou docx.

3.2 O texto deverá incluir os seguintes itens:

Resumo: O (s) autor (es) deverá (ao) apresentar uma escrita clara e objetiva, iniciada por uma visão geral do tema tratado, objetivos do estudo, referencial teórico, procedimentos metodológicos utilizados e resultados obtidos;

Três a cinco palavras-chave: representativas do trabalho, preferencialmente distintas de palavras utilizadas no título. As palavras-chave iniciam-se um espaço abaixo do resumo e devem estar separadas por ponto e vírgula, finalizadas por ponto final;

3.3 Demais regras favor observar as pertinentes aos resumos a partir do item 2.2.

 

4. APRESENTAÇÃO

Os artigos e resumos aprovados serão apresentados na forma oral. Os apresentadores terão 10 minutos para sua exposição, excluindo-se desse cômputo o tempo reservado para os debates ou perguntas, limitados a 5 minutos. Haverá um mediador para administrar a sequência e o tempo das apresentações.


Artigos até: 06/09/2018 00:00
Data de Início do Evento: 27/09/2018 00:00
Numero de Artigos:
Avaliadores por Artigo:


Comissão Organizadora Função
Diego Bianchi de Oliveira Editor Chefe
Manuella Soares Coodenador
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